17 de agosto de 2011

Um ponto de exclamação no espaço

A NASA divulgou uma foto de duas galáxias que, juntas, parecem formar um ponto de exclamação. Daqui a milhões de anos, essas duas espirais se fundirão.
Na parte de cima da foto está a galáxia VV 340 Norte e o 'ponto' da exclamação cósmica, na parte de baixo da figura, é a galáxia VV 340 Sul.
As galáxias estão em um estágio inicial de interação, e foram fotografadas pelo telescópio espacial de raio X Chandra, junto com dados óticos obtidos pelo telescópio Hubble.
A nossa galáxia Via Láctea também se colidirá com a galáxia Andrômeda, mas isso ainda vai demorar alguns bilhões de anos.

Uma galáxia é um aglomerado de gás, poeira e centenas de bilhões de estrelas que se mantêm unidas através da força gravitacional. Essas estrelas não ficam amontoadas, pelo contrário, ficam afastadas entre si, em média 3 ou 4 anos-luz.
Em um encontro de galáxias, é muito difícil que as estrelas das duas galáxias se choquem. É que a distância que as separa é muito grande em relação a seus tamanhos, de modo que uma galáxia inteira pode passar por dentro de outra sem que haja um único choque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...