25 de julho de 2011

Cosmos

Um dia eu fui até a locadora escolher um filme, naquela época os filmes ainda eram em fitas de VHS, isso foi no ano de 1989, eu tinha apenas 12 anos de idade. Procurei por um bom tempo algum filme, mas nenhum havia me interessado, quase desistindo, avistei uma fita escondida nas prateleiras, tinha na capa, imagens do Universo e o título de “Cosmos”.  Ai pensei, vou levar essa fita mesmo.

Naquela fita, continha uma das séries científica apresentada por Carl Edward Sagan (09/11/1934 – 20/12/1996), astrônomo e divulgador da ciência.
Eu nem poderia imaginar que, ao dar play no velho vídeo K7, estaria assistindo um documentário que influenciaria toda minha vida.
Sagan falava das maravilhas do Universo e da nossa origem no Cosmos, com tão bela didática, que até eu com 12 anos era capaz de absorver aquelas informações científicas.
Que obra maravilhosa Carl Sagan nos deixou.

A série  “Cosmos” foi assistida por mais de 500 milhões de telespectadores em mais de 60 países.  Ela foi produzida e veiculada pela televisão pública norte-americana KCET/PBS em 1980, tendo sido a série de divulgação científica mais popular da história da televisão mundial, Seus 13 episódios trouxeram o mais avançado conhecimento científico da época ao alcance de todo e qualquer público.


Carl Sagan
Nascido em 1934 em Nova Iork, Carl Sagan se destacou como um dos pioneiros da nova disciplina da astro/exobiologia, tendo um papel significativo no programa espacial americano desde o seu início. Ele foi consultor e conselheiro da NASA desde 1950, trabalhou com os astronautas do Projeto Apollo, antes de suas idas à Lua. Chefiou os projetos da Mariner e Viking, pioneiras na exploração do sistema solar, que permitiram obter importantes informações sobre Venus e Marte (1976). Participou também das missões Voyager e da sonda Galileu. Foi decisivo na explicação do efeito estufa em Vênus e o descobrimento das altas temperaturas do planeta, na explicação das mudanças sazonais da atmosfera de Marte e na descoberta das moléculas orgânicas em Titã, Lua de Saturno.
Sagan foi autor de mais de 20 livros científicos, de popularização e de promoção do ceticismo crítico e do método cientifico, além de ter legado cerca de 600 artigos entre técnicos e de popularização. 



Alguns links da série no youtube:

Viagens no Espaço e no Tempo

Céu e Inferno

Uma Voz na Sinfonia Cósmica

O Limiar da Eternidade

Enciclopédia Galáctica

As Vidas das Estrelas

 Persistência da Memória

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...