10 de setembro de 2011

Estrela Antares

Ilustração comparativa
Antares é uma estrela fácil de ver a olho nu, é uma estrela supergigante vermelha, de brilho variável, localizada na cabeça da constelação de Escorpião. Ela é 1600 vezes maior que o Sol. Sua luminosidade visual é cerca de 10.000 vezes a do Sol. Sua massa equivale a 17 massas solares, mas para a nossa sorte, ela fica a uma distância de 600 anos-luz da Terra.
O nome Antares é derivado de Anti-Ares, que significa (Anti-Marte), pois Antares se assemelha em sua cor avermelhada e brilho a Marte, rivalizando com o planeta.
Antares não está sozinha, ela tem uma estrela companheira azul, chamada Antares B. ambas ficam girando em torno de um centro comum, como um belo carrossel estelar. Por causa do Brilho forte de Antares A, para ver Antares B, é necessário observar com um telescópio com abertura de pelo menos 150 mm.

A melhor época do ano para ver Antares é em 31 de maio, quando a estrela está em oposição com o Sol. Nesse momento, a estrela é visível a noite inteira. Por duas a três semanas do final de novembro, Antares não é visível totalmente devido ao brilho do Sol. Esse período de invisibilidade é maior no hemisfério norte do que no hemisfério sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...