28 de agosto de 2011

Planeta de Diamante

Ilustração
Astrônomos localizaram um planeta exótico, a uma distância de 4.000 anos-luz da Terra, o planeta gira em torno de uma pequena estrela nos confins da nossa galáxia, essa pequena estrela  provavelmente é remanescente de uma estrela que já foi gigantesca, mas que perdeu suas camadas externas para a estrela que orbita.
Segundo relato de Bailes e seus colegas da revista Science, as medições sugerem que o planeta, com um "ano" de 130 minutos, tem uma massa ligeiramente superior à de Júpiter, mas é 20 vezes mais denso.
O novo planeta é bem mais denso do que qualquer outro já visto, e consiste praticamente só de carbono. Por ser tão denso, os cientistas calculam que o carbono deve ser cristalino, ou seja, uma grande parte dele poderia ser mesmo de diamante, e também deve conter oxigênio, que pode ser mais abundante na superfície, tornando-se mais raro na direção do centro, onde há mais carbono. 
Alguns astrofísicos não gostam de dizer que essa camada seja de diamante, eles preferem dizer que é apenas uma camada fina de carbono cristalino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...