17 de abril de 2011

O Planeta Marte


Foto: NASA
O seu nome vem do Deus Romano da guerra, filho de Zeus e Hera. Marte também é conhecido como o “Planeta vermelho”. 
O terreno de Marte é semelhante ao da Terra, tem calotas polares que contêm água e dióxido de carbono gelados, Marte possui a maior montanha do Sistema Solar, o Monte Olimpo, também conhecido por seu nome em latim, Olympus Mons, é um vulcão extinto do planeta, esse vulcão eleva-se a mais de 24 Km de altura da superfície de Marte.
Por mais deslumbrante que seja, Marte possui algumas características geológicas que não parecem em nada com o nosso planeta, sua superfície é um lugar brutal e inóspito para seres humanos. É frio, seco e desolado, as tempestades de poeira podem escurecer o céu durante semanas ou meses. A temperatura cai para -73°C todas as noites, e para piorar essas condições, a atmosfera não tem oxigênio, o ar Marciano e algumas núvens ocasionais, são compostas quase inteiramente de dióxido de Carbono.
Foto: NASA
Marte é pequeno comparado ao planeta Terra, tem apenas a metade de nosso planeta, de que dista cerca de 54 milhões de kilometros, aparece como uma pequena estrela vermelha no céu noturno. Enquanto fotografava lugares potenciais para a aterrissagem de futuras missões tripuladas em Marte, em 1º de julho de 1976, a Viking 1, da NASA, revelou algumas características incomuns da superfície marciana. Uma estrutura com mais ou menos 1,9 km x 2,6 km parecendo, um rosto completo com enfeites. Rapidamente, jornais do mundo todo noticiavam o “Rosto de Marte”. Mas, sob uma luz mais uniforme, a formação geológica não se assemelha a nenhum pouco a um rosto humano, sendo apenas um grupo de montes.
Nosso vizinho planetário, ainda nos fascina com seus mistérios de 4,65 bilhões de anos. Será que existe algum tipo de vida em Marte? Será que um dia poderemos coloniza-lo?
Mesmo sendo hoje um planeta inóspito para os seres humanos, alguns cientistas acreditam que Marte é um forte candidato para uma futura colonização.
Montanhas marciana conhecida como Columbia Hills
(foto: Mars Exploration Rover Mission, JPL, NASA)









Algumas Características
Massa = 6,4185×1023 kg
Aceleração gravitacional = 3,69 m/s²
Área da superfície = 144.798.500 km²
Período Orbital = 686,971 dias
Velocidade = 24,077 km/s
Luas = 2 ( Phobos e Deimos )
Temperatura média = 227 k

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...