25 de abril de 2011

E se a Lua não existisse?





Quando a Lua se formou há 4.5 bilhões de anos atrás, ela era muito mais próxima da Terra, e consequentemente aparecia enorme no céu. Devido essa menor distância, as forças gravitacionais entre a Lua e a Terra eram bem mais fortes do que é hoje, e a Lua levava apenas 5 horas para orbitar a Terra.
A proximidade entre a Lua e a Terra, fez toda diferença para nosso destino. Para se ter uma ideia, as marés dos oceanos eram 1000 vezes maior do que é hoje, ou seja, ao invés de 3 metros, poderiam chegar a 3000 metros. Essas marés intensas colaboraram para criar as condições ideais para o surgimento da vida. As marés arrancaram as camadas externas da crosta terrestre e as levaram aos oceanos, isso acabou criando uma espécie de “sopa” rica em minerais. E assim, a vida na Terra foi capaz de se desenvolver.
Alguns cientistas acreditam que essas marés acabavam formando piscinas, o que seria um ambiente ideal para que a vida evoluísse e se adaptasse ao ambiente terrestre. Essas marés enchiam as piscinas com água durante metade do dia e depois secavam, isso pode ter feito com que essas criaturas tenham desenvolvido pernas e se mudado para a terra.
Outro fato importante, é que a Lua desacelera a órbita da Terra e estabiliza sua rotação, fazendo com que a Terra tenha dias de 24 horas. Caso a Lua nunca tivesse existido, a Terra teria dias de 6 horas de duração, e nossa espécie não poderia ter se desenvolvido, assim como outros mamíferos que depende das noites enluaradas para sobreviver.
É uma pena que muitas pessoas olhem a Lua e o céu em geral, como se fosse um fundo de tela de um computador, como algo que esta ali porque simplesmente deveria estar, sem saber, que na verdade, a existência desses astros é parte crucial na nossa própria existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...