24 de março de 2012

Registro da passagem do cometa Lovejoy

Em dezembro de 2011, o comandante da Estação Espacial Internacional (ISS), Dan Burbank, conseguiu capturar imagens incríveis do cometa Lovejoy (C/2011 W3), direto da Estação Espacial, algo extramamente notável.



Lovejoy é um cometa periódico com período orbital de 314 anos, descoberto em 27 de novembro de 2011 pelo astrônomo amador australiano Terry Lovejoy. Seu núcleo de gelo foi inicialmente estimado em 200 metros de diâmetro, mas alguns observadores acreditam que possa ser maior, com cerca de 500 metros. Focalizado a 386 km acima do horizonte da Terra, o cometa Lovejoy ficou famoso em dezembro de 2011, por sobreviver a um encontro com o Sol. Tudo graças a um desvio ocorrido próximo a uma estrela.

Vídeo abaixo feito pelo astrofotógrafo Stéphane Guisard, no Chile. Belas imagens!



Foto tirada na Austrália 
Créditos: Colin Legg.
O Lovejoy faz parte de um grupo de cometas "suicidas" conhecido como Kreutz, homenagem ao astrônomo alemão Heinrich Kreutz, pioneiro no estudo deles, no século XIX. Acredita-se que eles são os restos de um grande objeto que deixou a Nuvem de Oort, na periferia do Sistema Solar, e foi fragmentado em sua única passagem pelas proximidades da nossa estrela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...