18 de maio de 2011

Possível existência de vida no planeta Gliese 581d


Astrônomos franceses anunciaram esta semana, que o planeta chamado Gliese 581d, apresenta condições favoráveis para a existência de formas de vida. Ele é um dos quatro planetas que ficam fora do sistema solar e orbitam uma estrela chamada Gliese 581.  

Com o dobro do planeta Terra, Gliese 581d  possui um solo aparentemente rochoso, e poderia ser o primeiro planeta potencialmente habitável descoberto até hoje, diz o artigo publicado pela revista científica The Astrophysical Journal Letters.

Os cientistas fizeram diversas simulações tridimensionais do clima, e três delas demonstraram que Gliese 581 terá um ambiente estável, e de superfície de água líquida para uma ampla gama de casos plausíveis. Gliese 581d poderia se beneficiar de um efeito estufa, que lhe dá um clima quente a ponto de permitir a formação de nuvens, chuva e oceanos.
Apesar da possível existência de água em estado líquido no planeta, a concentração de dióxido de carbono e o ar denso são tóxicos para seres humanos. A hipótese da existência de vida de outras espécies terá que ser analisada por telescópios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...