26 de março de 2014

Descoberto novo planeta anão no Sistema Solar

Astrônomos descobriram um novo planeta anão muito além da órbita de Plutão, sugerindo que este reino distante contém milhões de objetos desconhecidos – incluindo, talvez, um mundo maior do que a Terra.
 
O corpo celeste recém-descoberto, chamado 2012 VP113, junta-se ao planeta anão Sedna como um residente confirmado de uma região longínqua e inexplorada que os cientistas chamam de “Nuvem de Oort interior”. Além disso, 2012 VP113 e Sedna podem ter tido suas órbitas alteradas por um grande planeta invisível espreitando nessas profundezas geladas.

“Estes dois objetos são apenas a ponta do iceberg”, disse o co-autor Chadwick Trujillo, do Observatório Gemini, no Havaí. “Eles existem em uma parte do sistema solar que estamos acostumados a pensar é muito desprovida de matéria. Isso só nos mostra o quão pouco realmente sabemos sobre o sistema solar.”
O corpo é tão distante que quando Sheppard viu pela primeira vez, era o objeto astronómico mais lento em movimento que já tinha visto.

Este diagrama mostra a órbita dos caminhos da nuvem de Oort objetos 2012 VP (vermelho) e Sedna (laranja), que circulam o Cinturão de Kuiper (azul) na borda do Sistema Solar.
 
O estudo foi publicado on-line hoje (26 de Março) na revista Nature.

Fonte: Nature

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...