24 de fevereiro de 2013

Cometa Pan-STARRS visível em Março/2013


Clique para ver o vídeo
Muito além das órbitas de Netuno e Plutão, onde o Sol é um pontinho de luz não muito mais brilhante que as outras estrelas, um enxame enorme de corpos gelados circunda o sistema solar. Os astrônomos chamam de "Nuvem de Oort", e é a fonte de alguns dos melhores cometas da história.
Em 06 junho de 2011 um novo cometa foi descoberto, e foi chamado de “Pan-STARRS” que é o acrônimo do telescópio que o encontrou.

No início de março, o cometa irá passar cerca de 100 milhões de quilômetros da Terra, em um breve mergulho dentro da órbita de Mercúrio. A maioria dos especialistas espera que ele se torne um objeto visível a olho nu tão brilhante quanto as estrelas da Ursa Maior.

Mas, diz Karl Battams do Laboratório de Pesquisa Naval, "prepare-se para ser surpreendido. Um novo cometa a partir da Nuvem de Oort é sempre uma incógnita, a passagem dele tanto pode ser um espetáculo, como também pode ser uma frustação". O cometa Pan-STARRS nunca foi testado pelo calor feroz e força gravitacional do Sol. Tudo depende do que vai acontecer com o material congelado existente no cometa, se as veias congeladas do cometa se abrirem, isso poderá lançar jatos berrantes de gás e poeira no céu noturno.

"Devido à sua pequena distância do sol, Pan-STARRS deve ser muito ativo, produzindo uma grande quantidade de poeira", prevê Matthew Knight do Observatório Lowell.
No entanto, ele adverte: "Ainda será difícil de ver. Do nosso ponto de vista sobre a Terra, o cometa estará muito perto do sol. Isso significa que ele só será observável no crepúsculo, quando o céu não é totalmente escuro".

As melhores datas para observá-lo serão nos dias 12 e 13 de março, é quando Pan-STARRS surge no céu do por do Sol ocidental não muito longe da lua crescente. "Meu palpite é que a principal característica visível a olho nu será o coma gasoso em torno da cabeça do cometa", diz Knight. "A cauda do cometa provavelmente exigirá binóculos ou um pequeno telescópio".

Duas outras datas importantes são 5 de março, quando o cometa se aproxima da Terra (cerca de 100 milhões de quilômetros) e 10 de março, quando o cometa se aproxima mais do sol. A dose de aquecimento solar que recebe apenas dentro da órbita de Mercúrio poderia ser apenas o que o cometa precisa para se tornar visível a olho nu.

Fonte: Science.Nasa

Atualização 02/03/2013

O cometa C/2011 L4 foi visto na noite desta sexta no Vale do Sinos no Rio Grande do Sul - Brasil. O fotógrafo do Jornal NH Inézio Machado e o pesquisador de Astronomia Leonardo Severi fotografaram o astro por volta das 19h30 desta sexta-feira com suas câmeras instaladas no bairro Cidade Nova, em Ivoti. 
Foto: Inézio Machado/GES

Atualização 11/03/2013

Foto do Cometa PanSTARRS capturada por Bruno Lemos em Aquidauana-MS - Brasil

Foto tirada por Douglas Bortolanza Lara no céu de Dourado-MS - Brasil
O cometa C/2011 L4, conhecido também como Panstarrs, foi visto na noite desta sexta no Vale do Sinos. O fotógrafo do Jornal NH Inézio Machado e o pesquisador de Astronomia Leonardo Severi fotografaram o astro por volta das 19h30 desta sexta-feira com suas câmeras instaladas no bairro Cidade Nova, em Ivoti.  - See more at: http://www.diariodecanoas.com.br/regiao/441876/cometa-panstarrs-e-visto-na-noite-desta-sexta-feira-no-vale-do-sinos.html#sthash.0bBry0LL.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...