6 de dezembro de 2011

Kepler-22b - Planeta na "zona habitável"

A NASA anunciou a descoberta de um planeta chamado Kepler-22b, o planeta foi encontrado pela sonda Kepler orbitando uma estrela parecida com o nosso Sol, essa órbita está na "zona habitável", aquela onde as temperaturas permitem o desenvolvimento da vida.

Sabe-se que o planeta tem 2,4 vezes o raio da Terra e, está a 600 anos-luz de distância de nós, com órbita de 290 dias. Não se sabe ainda se o planeta é rochoso, gasoso ou líquido.

A missão do observatório espacial Kepler, iniciada em 2009, é recolher dados e provas de planetas que orbitam ao redor de estrelas em "zonas habitáveis", onde pode existir água líquida e, portanto, vida. Neste mesmo ano, começou-se a elaborar uma lista com esses possíveis planetas Hoje são mais de 2.326 planetas, destes, 207 possuem tamanho parecido com o da Terra.

Natalie Batalha, subdiretora da equipe de cientistas do Centro Ames afirmou: "estamos cada vez mais perto de encontrar um planeta parecido com a Terra".

Ilustração: NASA / Tradução: André Portugal
Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...