23 de setembro de 2011

Satélite cairá na Terra


Imagem ilustrativa: NASA
O satélite UARS (Upper Atmosphere Research Satellite), da NASA, cairá na Terra em algum momento desta sexta-feira.
Depois de vinte anos colocado em órbita pelo ônibus espacial Discovery, o satélite ficou os últimos seis anos com uma órbita improdutiva ao redor da Terra.
Ainda não há dados exatos de onde ele cairá, embora estejam sendo feitos todos os tipos de medições e cálculos para adiantar quais são as probabilidades. O certo é que, depois que o satélite se despedaçar no ar, muitas de suas partes (fabricadas com berílio, titânio e aço) não irão se desintegrar ao penetrar na atmosfera terrestre.
A NASA está fornecendo informações sobre a movimentação do UARS através de uma página própria na internet. A Agência Espacial Russa, por sua vez, tem suas próprias medições, e anunciou há alguns dias que os restos do satélite cairão no mar, próximo a Papua Nova Guiné. Apesar do risco da queda provocar algum acidente envolvendo vidas humanas ser muito baixo, uma probabilidade de 1 para 3.200. É bom ficar de olho no site da NASA, probabilidade é probabilidade!
Site da NASA.

Fontes: NASA / The History Channel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...