Foto: AP |
Com um custo de 500 milhões de dólares, a NASA lançou no dia 10/09/2011, duas naves não tripuladas em direção a Lua, as naves terão o objetivo de orbitar a Lua para medir seu campo gravitacional e elaborar um mapa do interior do satélite, que se formou há 4 bilhões e 500 milhões de anos.
Quando em órbita lunar, as gêmeas GRAIL-A e GRAIL-B percorrerão 4.2 e 4.3 milhões de quilômetros cada uma, e durante essa jornada enviarão sinais de rádio que definirão com extrema precisão a distância entre elas. Cada sonda tem o tamanho de uma máquina de lavar comum. O mecanismo é o mesmo utilizado na missão Grace, que mapeia a gravidade da própria Terra desde 2002.
Imagem ilustrativa: NASA/JPL |
Os cientistas esperam da missão GRAIL resposta a algumas incógnitas sobre o lado escuro da Lua, que os humanos jamais exploraram, e dados sobre como foram formados os outros planetas rochosos, como a Terra, Vênus, Marte e Mercúrio.
Imagem ilustrativa: Efe/Nasa |
Segundo o previsto, as naves gêmeas alcançarão a órbita polar da Lua no final do ano e vão girar em torno do satélite terrestre durante três meses. Essa missão integra o programa Discovery da NASA, que já lançou dez naves desde 1992 para estudar o Sistema Solar.
Atualmente três satélites científicos estão orbitando a Lua, doze pessoas já pisaram na superfície lunar, e 382 kg de rochas e amostras do solo foram trazidas à Terra para serem estudadas.
Segundo o programa previsto, os satélites gêmeos GRAIL viajarão à Lua por mais de três meses. Uma das naves entrará em órbita lunar na véspera do Ano Novo e a segunda no dia do novo ano. Uma vez lá, as duas naves se alinharão e basicamente perseguirão uma à outra em uma órbita polar enquanto a Lua roda lentamente debaixo delas, segundo os cientistas.
As duas ficarão a 55 km sobre a superfície lunar, com uma distância entre elas de 60 a 225 km. Quarenta dias depois de terminar seu trabalho, a dupla se dirigirá à superfície lunar, onde continuarão pesquisando por um ano.
(Crédito: Nasa/JPL-Caltech)
Nenhum comentário:
Postar um comentário