Em 1979 a banda inglesa de pós-punk, Joy Division, lança seu álbum de estreia, o Unknown Pleasures. O álbum foi gravado em abril de 1979 no Strawberry Studios, em Stockport. O LP não tem indicação dos lados, e os nomes das músicas estão escritos no encarte, não no selo. Na reedição em CD, é considerado como lado A o que começa com a música Disorder. E para deixar mais misterioso ainda, na contra-capa do LP tem a frase: “Isto não é um conceito, é um enigma”.
A ilustração dos pulsos que estampam a capa do álbum partiu do guitarrista Bernard Sumner, segundo ele, a ideia teve origem em um livro de astronomia visto por ele na época. Bernard então indica os caminhos para os designers Peter Saville e Chris Mathan criarem a capa. A arte do álbum representa visualmente um gráfico gerado por um medidor de pulsos, no qual mostra o registro de radiações eletromagnéticas geradas por um Pulsar. A ilustração foi gerada por um computador produzido no Arecibo Radio Observatory de Porto Rico, e publicada pela primeira vez nos Estados Unidos, sem copyright no ano de 1971, o que a torna de domínio público por não cumprir com as formalidades da época.
Os pulsares são estrelas pequenas e densas, possuem massa de cerca de 1,4 Msol, e raio de cerca de 20 km. Essas estrelas são conhecidas como estrelas de nêutrons e, apesar de terem uma pequena fração do tamanho da Terra, os pulsares podem apresentar um campo gravitacional até 1 bilhão de vezes mais forte que o da Terra. Podemos detectar explosões periódicas regulares de radiação eletromagnética emitida por essas estrelas durante sua rotação. Algumas delas giram muito rápido, até 1.000 revoluções por segundo. O primeiro pulsar foi descoberto acidentalmente em 1967 por Jocelyn Bell e Antony Hewish.
Abaixo temos uma foto tirada em raios-X de baixa energia pelo Observatório Espacial Chandra, da NASA. A parte vermelha acima é de uma nuvem de gás chamada RCW 89, enquanto a parte em amarelo, que lembra uma mão, é uma nebulosa iluminada pelo Pulsar PSR B1509-58, em azul, que se localiza a cerca de 17.000 anos-luz de distância da Terra.
Pulsar PSR B1509 -58. - Créditos: NASA |
Eu descobri o som da banda Joy Division através de outra banda, a Legião Urbana. O Renato Russo, vocalista da Legião, se inspirava nas melodias e até mesmo na dança do vocalista Ian Curtis, do Joy Division. O som pós-punk é meu gosto musical, e como a astronomia também faz parte da minha vida, não pensei duas vezes em rabiscar o corpo com os pulsos das estrelas de nêutron.
Créditos: André Portugal |