25 de julho de 2012

Nasa encontra caverna subterrânea em Marte


NASA/JPL/Universidade do Arizona

Pesquisadores da Nasa encontraram um ponto escuro e misterioso em uma das muitas crateras localizadas nas proximidades do vulcão Pavones Mons, em Marte. O achado ocorreu após análises das imagens da câmera CTX da sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), a descoberta sobre a superfície de Marte tem sido possível graças à nitidez e a alta resolução da câmera.

Segundo especialistas da Universidade do Arizona, este ponto escuro seria o local de acesso a uma caverna subterrânea, com aproximadamente 35 metros de diâmetro e com profundidade estimada em 20 metros. O cálculo dos pesquisadores teve como referência a sombra projetada por um objeto no vão do local. Mas, apesar das análises rigorosas de especialistas, a origem deste vão profundo não foi ainda desvendada, é possível ver as áreas onde o material da encosta caiu dentro da caverna, mas os pesquisadores não sabem ao certo a quantidade de material que tenha deslizado através dela.


16 de julho de 2012

Telescópio Hubble descobre a quinta lua de Plutão


Através de imagens feitas pelo telescópio Hubble, as agências espaciais europeia (ESA) e americana (Nasa) divulgaram a descoberta de uma nova lua em Plutão. Segundo as agências, estima-se que ela tenha entre 10 e 25 km, formato irregular e uma órbita de aproximadamente 95.000 km ao redor do planeta anão, aparentemente no mesmo plano das outras quatro luas já conhecidas. Dessa forma, o número de Luas que ficam em volta do planeta-anão subiu para cinco.
Uma nave não tripulada New Horizons (novos horizontes) enviada pela Nasa, está a caminho de Plutão e tem sobrevôo sobre o planeta previsto para 2015, a nave deve enviar à Terra imagens mais detalhadas do sistema de Plutão .

Luas de Plutão:

A lua Charon (em português, Caronte) foi descoberto por James Christy em 22 de junho de 1978.

Em 2006, o telescópio Hubble descobriu as luas de Plutão números dois e três: Nix e Hidra.

A quarta lua P4, também descoberta pelo Hubble, foi anunciada em julho de 2011.

A quinta lua P5 recém-descoberta pelo Hubble em 11 de Julho de 2012.


Cometa 21P/ Giacobini-Zinner no céu

O cometa 21P/ Giacobini-Zinner já pode ser visto através de binóculos ou telescópios simples. O cometa tem cerca de 2 quilômetros de d...